Fé e Paixão

Meu amigo Valdir,
pra quem gosta de música como eu, até escrever sobre música é um prazer.
Já ouviu "Paixão e Fé", de Tavinho Moura e Fernando Brant, cantada por Milton Nascimento?
Vou lhe descrever:
Um início com bandolim, que remete à música portuguesa, origem de nossa história (história nossa, do Brasil, e da música brasileira).
Bandolim tocado de forma rebuscada e bela por Beto Guedes.
O disco é "Clube da Esquina 2" - 1978.
Logo depois, ainda na introdução, Milton e um coro de crianças fazem fundo para a melodia tocada no bandolim, como se fossem violoncelos de vozes jovens.
A introdução é interrompida por um início de música magistral com a voz do Milton e um baixo cantando juntos a linha harmônica mais bela que eu já ouvi, com o bandolim fazendo um contra-ponto sublime que realça ainda mais a beleza da harmonia. A letra diz:

"Já bate o sino, bate na catedral
E o som penetra todos os portais
A igreja está chamando os seus fiéis
Para rezar por seu Senhor
Para cantar a ressurreição


repete-se a linha harmônica:


"E sai o povo pelas ruas a cobrir
De areia e flores as pedras do chão..."

Nessa altura da canção visualizamos claramente as ruas e casas e igrejas de minas gerais. Aquela tranquilidade velha.

"Nas varandas vejo as moças e os lençóis
Enquanto passa a procissão
Louvando as coisas da fé"


E o refrão:


"Velejar, velejei
No mar do senhor
Lá eu vi a Fé e a Paixão
Lá eu vi a agonia
Da barca dos homens"


E o refrão repete agora com o coral de crianças acompanhando Milton:

Velejar, velejei
No mar do senhor
Lá eu vi a Fé e a Paixão
Lá eu vi a agonia
Da barca dos homens"

De novo à melodia com a linha harmônica:

"Já bate o sino bate no coração
E o povo põe de lado a sua dor"

A harmonia entrelaça a melodia como a protegê-la,
Como o Senhor aos seus fiéis 

"...
Esquece a sua paixão 
Para viver a do Senhor"

"Velejar, velejei..."

Nunca ouvi antes, nem depois, na música brasileira, tamanha riqueza de harmonia.

A gravação foi feita com tanto cuidado e capricho, que fica difícil pensar em qualquer coisa que pudesse ser melhorada.

Como as pinturas nas igrejas, a música parece ter sido pensada e executada para eternizar a idéia de beleza e paz, o mesmo sentimento que se tem ao entrar nas belas igrejas de minas ou Salvador.

Não sou um crente fervoroso, minha fé ainda é pouca.
Mas a música é minha religião.

Abraço amigo Valdir,
ouça a música de olhos fechados. Esse tipo de música exige concentração.

Tudo de bom pra vc, Gabi e Clara.

Rato

Paixão e fé

4 comentários:

Cinemusique disse...

que lindo, Rato!
obrigada pelo carinho e pela lembrança constate. O Valdir ainda não leu, pois está no trabalho, mas quando chegar ele vai ler, já falei com ele!
beijos pra vc e Siana tb!
Gabi

Batone disse...

Rato, passei essa semana ouvindo Milton, e esse antológico disco que faltava conhecer melhor e que eu gostava mais da capa que das músicas. E hoje, no trabalho, qdo escutei Fé e Paixão fiquei emocionado mesmo, consegui ver o caminho da procissão que a canção descreve, a força das palavras que exaltam verdades profundas e me lembrei de Embú das Artes, onde tem uma tradição de enfeite das ruas na Pascoa eu acho. Linda canção, lindo arranjo, ótima sugestão. Muito obrigado por compartilhar um momento de poesia como esse amigão do peito!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Eu e vocês disse...

Merci, Daniel.
"La musique est ma religion".
Comprenez-vous la langue portugaise?
Porquoi ton comentaire est en français?